top of page

Vida a dois e a divisão de tarefas

 

Elaine Paiva Silva – Psicóloga Cognitiva Comportamental. Graduada em Psicologia pela UMESP, capacitação

em Terapia Cognitivo-Comportamental e focada em atendimento psicológico.

Atendendo em Clínica Particular.

E-mail: psicóloga.elainepaiva@gmail.com

 

 

 

RESUMO:

 

Este artigo visa apresentar a importância da divisão das tarefas domésticas na vida dois, bem como a forma de resolução quando a questão torna-se um conflito.

 

Palavras Chave: Divisão, Tarefas domésticas, Vida a dois.

 

Homens e mulheres cresceram com um sistema de valores distintos, os homens não ajudavam nas atividades domésticas, pois trabalhavam fora e as mulheres doavam-se inteiramente para os cuidados da casa e dos filhos, mas os tempos mudaram, hoje o nosso cenário conta com mulheres que também trabalham fora, famílias nas quais pai e mãe trabalham fora, e muitas vezes acumulam tarefas da casa também, podendo gerar grande desgaste, discussões de quem deveria ter feito o que.

Como tudo na vida é importante o equilíbrio, na vida romântica não é diferente, a parceria exige um nível constante de adaptação de ambos e para uma relação saudável, habilidades como cuidar, compreender, confiar, compartilhar e partilhar são fundamentais no repertório de um casal e tem como consequência o trabalho cooperativo em tarefas e papéis específicos e delimitados. Também deve haver o canal aberto para a comunicação de suas próprias necessidades, sem culpar o outro pelos seus descontentamentos e não esperar que o outro faça aquilo que você faria ou que você gostaria que o outro fizesse.

Se o parceiro (a) não gosta de ajudar nas tarefas domésticas, converse, a comunicação é sempre o melhor caminho (fazer cara feia não ajuda em nada, mas também não vale falar o que pensa e sente de forma a agredir o outro) e estimule o outro comentando das vantagens para o casal de dividirem as tarefas.

A vida a dois é, acima de tudo, uma parceria, e numa parceria existe ajuda entre as partes e para evitar os problemas resultantes da divisão de tarefas domésticas é necessário a elaboração de um plano que divida as tarefas domésticas entre ambos, assim terminam as tarefas mais rapidamente e podem descansar e aproveitar mais a vida a dois. Se conseguirem fazer este esforço para prevenirem as discussões na relação, terão uma parceria romântica muito mais saudável.

Para dividirem as tarefas é necessário mapeá-las, façam uma lista com todas as atividades domésticas bem como o tempo estimado para a conclusão das mesmas, o grau de esfoço, dificuldade de cada uma, o que cada um gosta mais de fazer, as habilidades de cada um. Analisem a rotina de cada um, os dois trabalham fora o dia inteiro, ou um trabalha apenas num período? Conversem de forma justa, sobre a porcentagem dessa divisão, dividirão as tarefas igualmente? Quem tem mais tempo livre pode ter mais responsabilidades domésticas. Posteriormente negociem e decidam qual será o papel e responsabilidades de cada um, repartam as tarefas, escrevam numa folha de papel para cada um, depois é só seguir o plano de ação e evitarem criticas ao modelo de trabalho do outro, aprendam a elogiar o esforço e trabalho do outro; reforçar o positivo, e aceitem e valorizem diferenças,  cada um teve uma educação diferente, uma historia de vida diferente, tem habilidades e competências diferentes, afinal, o ser humano é ser diferente.

Leva um pouco de tempo esta negociação, mas quando existe clareza na comunicação não sobra espaço para brigas e discussões.

 

 

* A matéria foi também foi divulgada/ publicada pela psicóloga Elaine Paiva no site : <  http://www.portalvital.com/sua-vida/relacionamento/parceria-divida-as-responsabilidades-domésticas>

 

 

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, L.D.M., PIOVESAN,A., BARLETTA, J.B. Terapia de Casais: Na Perspectiva Cognitivo – Comportamental. Cadernos de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde – V. 11 – n.11, 2010. Disponível em: http://www.unit.br/Publica/2010-1/BS_TERAPIA_DE_CASAIS.pdf. Acesso em: 22 de Novembro 2013.

 

 

Consultório de Psicologia

11-97999-1791 (Informações também via WhatsApp)
Av.Mascote, 486, 2º andar - Sala 25 -  Vila Mascote, São Paulo/SP

 

Horário de Atendimento:

- Segunda a Sexta: 8:00 am às 20:00 pm

- Sábado: 8:00 am às 12:00 am

* Atendimento somente com horário agendado.

bottom of page